Fique por dentro de tudo que acontece no exame nacional do ensino medio, vídeo aulas, apostilas, cursos gratuitos e muito mais

domingo, 5 de julho de 2015

Geologia Geral – Revisão de Geografia para Enem e Vestibular

Aproveite essa super aula e os exercícios de Geologia Geral para entender a estrutura e o relevo da Terra, e para mandar bem no Enem e no vestibular nas questões de Geografia, conteúdo que cai em Ciências Humanas e suas Tecnologias! Veja abaixo.

O estudo da Geologia Geral dá a você a real dimensão da Estrutura e do Relevo da Terra. É conteúdo fundamental de Geografia, e cai no Enem e nos Vestibulares. 
A Terra foi formada há aproximadamente 4,5 bilhões de anos e a temperatura da superfície do planeta era muito elevada, e só há 3,5 bilhões de anos ela passou a resfriar e a formar as primeiras formas do relevo em função da solidificação do magma.
A partir da formação da litosfera muitos milhões de anos se passaram e a atmosfera da Terra em formação começou a atuar no relevo terrestre formando as bacias sedimentares. Nos últimos 70 milhões de anos, a intensa atividade interna da Terra fez surgir as enormes cadeias de montanhas (dobramentos modernos), que estão presentes em bordas de placas tectônicas.
Eras geológicas

Placas tectônicas

Relevo
“O relevo corresponde às diversas configurações da crosta terrestre (montanhas, planaltos, planícies, depressões, etc.). (…) A disciplina científica que estuda as formas de relevo, sua origem, a estrutura e os processos responsáveis por sua evolução é a Geomorfologia. O relevo resulta da atuação de dois grandes conjuntos de fatores denominados agentes do relevo”. (COELHO, Marcos A. e TERRA, Lygia. Geografia Geral: o espaço natural e socioeconômico. Moderna, 2001. p. 82).
 Agentes do relevo
Agentes internos ou endógenos que atuam no interior da crosta terrestre (tectonismo, terremotos, maremotos, vulcanismo).
Agentes externos ou exógenos que atuam na superfície da crosta terrestre (chuvas, ventos, rios, mares).


Geologia do Brasil
Estrutura do relevo brasileiro
A estrutura do relevo brasileiro é muito antiga e intensamente desgastada pela erosão, predominando as bacias sedimentares que correspondem a 64% do território brasileiro e 36% de escudos cristalinos, não possuindo dobramentos modernos ou recentes. Nas formações sedimentares do país podemos encontrar petróleo e carvão mineral enquanto nas áreas cristalinas aparecem os metais preciosos. Em estruturas sedimentares do Brasil encontramos os importantes combustíveis fósseis (petróleo e carvão mineral). Nas estruturas cristalinas, os metais preciosos são encontrados em grande proporção, como na Serra dos Carajás no Pará e no Quadrilátero Ferrífero em Minas Gerais.
ificações do relevo
Aroldo de Azevedo foi o responsável por criar a primeira classificação do relevo do Brasil, utilizando em sua classificação cotas altimétricas. A partir desse critério, dividiu o relevo brasileiro em 8 unidades (Planalto das Guianas, Planalto Brasileiro que é dividido em Central, Meridional e Atlântico), Planície Amazônica, Litorânea, do Pantanal e Pampeana.
Exercícios
Questão 1
Com base nos estudos dos fósseis e da dinâmica terrestre, os geocientistas procuram compreender as transformações do ambiente, organizadas em uma ordem cronológica expressa na escala de tempo geológico.
Associe adequadamente as características apresentadas no bloco inferior com os intervalos de tempo geológico do bloco superior.
1 – Mesozoico
2 – Paleozoico
3 – Cenozoico
4 – Pré-Cambriano
( ) Surgimento das primeiras formas de vida.
( ) Formação das cadeias de montanhas atuais, como os Alpes, o Himalaia e os Andes.
( ) Início da fragmentação do continente primitivo (pangea), dando origem a duas massas continentais: Gondwana e Laurásia.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
a) 4 – 1 – 3.
b) 4 – 3 – 1.
c) 2 – 4 – 3.
d) 3 – 4 – 1.
e) 1 – 2 – 4.
Questão 2
(UFAM) – Universidade Federal do Amazonas
Os agentes internos que participam na formação do relevo são:
a) os abalos sísmicos, os solos e a ação dos ventos.
b) o vulcanismo, o intemperismo e os abalos sísmicos.
c) o tectonismo, o clima e a ação da água.
d) o tectonismo, o vulcanismo e os abalos sísmicos.
e)o tectonismo, os abalos sísmicos e os solos.
Questão 3
O ‘tsunami’ que matou, em dezembro de 2004, muitos milhares de habitantes de países banhados pelo Oceano Índico já estava quase esquecido quando, em final de maio de 2006, um forte tremor de terras na ilha de Java (Indonésia) fez novas vítimas, que chegam a cerca de 5 mil mortos.
Os dois fenômenos, tsunamis e terremotos:
a) estão relacionados às estruturas geológicas cristalinas, predominantes na região.
b) representam ocorrência comum nas regiões situadas no centro de uma placa tectônica.
c) resultam dos desequilíbrios geotérmicos que ocorrem no núcleo, parte central da Terra.
d) demonstram que os epicentros, locais de formação dos tremores, estão concentrados no hemisfério Sul.
e) têm origens semelhantes, pois ocorrem devido à movimentação das placas tectônicas.
Questão 4
(FEPAR/PR) – Faculdade Evangélica do Paraná
O território brasileiro é formado por uma estrutura geológica muito antiga e desgastada, onde podemos encontrar vários minerais importantes, como ferro e manganês. Estamos falando de certas regiões conhecidas como:
a) bacias sedimentares;
b) planície basáltica;
c) planalto arenito-basáltico;
d) escudos sedimentares;
e) escudos cristalinos.
GABARITO: 1-b,2-d, 3-e, 4-e


Compartilhar Google+
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário