Fique por dentro de tudo que acontece no exame nacional do ensino medio, vídeo aulas, apostilas, cursos gratuitos e muito mais

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Lei Seca no Brasil: Tema da Redação do Enem 2013

Prova de redação do Enem 2013: Minutos após o início das provas de domingo, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou o tema da redação do Enem 2013 – Exame Nacional do Ensino Médio. A proposta deste ano foi sobre os “efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil”.

O tempo de duração do segundo dia de provas do Enem 2013 foi de 05 horas e 30 minutos. Além de desenvolver um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema proposto, os estudantes tiveram que resolver 90 questões de múltipla escolha divididas igualmente entre as áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias.
O tema da redação do Enem 2013 vem sido debatido há muito tempo. Durante todo o ano, profissionais que trabalham na organização do Exame trabalharam até chegar a um consenso final. Seguindo as características das provas, a escolha deste ano continuou exigindo argumentos e propostas dos candidatos frente às ações sociais.
No momento em que divulgou o tema, o Inep reiterou a ideia de que “os participantes devem desenvolver um texto dissertativo-argumentativo segundo os critérios definidos no Edital do Exame”. Ainda, segundo o Instituto, os estudantes devem escrever “a partir de leitura dos textos motivadores apresentados no Exame”.
Com a proposta, se espera que os candidatos questionem se os objetivos da Lei estão sendo alcançados como, por exemplo, a redução do número de acidentes. Também é interessante que os participantes se lembrem sobre a questão da impunidade, falando da relação entre a diferença de poder aquisitivo e a forma de tratamento dos réus.
Na redação do Enem 2013 ainda pode ser citada a responsabilidade dos jovens de hoje em dia, bem como a arma que um carro pode se tornar nas mãos de motoristas imprudentes.
A redação possui um considerável peso na média do Exame. A partir desta edição haverá maior rigor na correção das redações do Enem (clique e veja as novas regras). Erros ortográficos e fragmentos fora do assunto proposto no tema afetarão diretamente a nota.
O resultado do Enem 2013 será divulgado no fim de dezembro. Para conferir o desempenho, o estudante deve acessar o site do Inep, no endereço http://enem.inep.gov.br/, e informar o número de inscrição (ou CPF) e senha.
O gabarito oficial do Enem 2013 será divulgado até a próxima quarta-feira (30), também no site do Inep. No entanto, nós já publicamos versões preliminares das respostas aqui em nosso site. Veja como se saiu nas provas!
Compartilhar Google+
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário